No dia 03 de março

No dia 03 de março bloguei aqui sobre o Projeto SETI, Search for ExtraTerrestrial Inteligence, mantido pela Planetary Society que já foi tema do livro Contato de Carl Sagan e do filme com Jodie Foster.
O SETI “escuta” o universo com sua bateria de radio-telescópios à procura de sinais coerentes, que indicariam a existência de vida inteligente fora do nosso planeta. O projeto tem uma característica muito interessante que é o programa SETI@Home. Através deste sistema, que pode ser baixado do site do SETI (parece cacofonia mas não é), você, no seu computador, pode ajudar a processar uma “fatia” dos dados recolhidos pelos radio-telescópios. O programa usa o tempo ocioso do seu computador, quando, por exemplo, o screen saver é acionado.
É infinitamente mais barato e 10 vezes mais rápido ter pequenos pedaços de informação sendo processados em inúmeros pcs no mundo inteiro, do que socar tudo em um super-computador CRAY no porão da universidade de Berkeley. Veja também este site.
O que me levou a blogar de novo sobre o assunto foi o aumento no número de voluntários. Em 3 de março de 2001 o projeto contava com a ajuda de pouco mais de 2 milhões de pessoas. Hoje, no dia 8 de maio de 2001, o número de usuários subiu para 3.001.515 em 224 países.
Uma vez que a capacidade de processamento destes mais de 3 milhões de computadores pessoais é usada simultaneamente, esta “força-tarefa” de entusiastas já processou uma quantidade de dados equivalente a que um supercomputador CRAY levaria para analisar em 655.116 anos e quatro meses.
Pode parecer uma quantidade imensa de doidinhos procurando homens verdes. Mas não é. Justamente o que atrai as pessoas para o programa é a sua seriedade. Vou traduzir abaixo o que eu chamo de “A Profissão de Fé” do projeto SETI. Veja neste link o texto original.
Os relatos de contatos com extraterrestres ganharam a atenção do público. Mas a Planetary Society aborda estes casos de uma perspectiva científica. A Ciência não aceita o “simples acreditar” como uma prova. Exige-se evidências verificáveis. Como disse Carl Sagan, um dos fundadores da Society “relatos extraordinários exigem evidências extraordinárias”.
Até a presente data não foi apresentada nenhuma evidência deste tipo de visita que tenha atendido os requisitos científicos: recorrência, verificação idônea e acesso a todos os dados primários por cientistas “não comprometidos”. Civilizações extraterrestres podem existir – esta é inclusive razão da existência da pesquisa da SETI – mas até agora nenhum dos alegados “contatos” pôde ser cientificamente comprovado.
É por isto que uso no meu computador o sistema fornecido pela SETI.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

1 Response to No dia 03 de março

  1. Carlana says:

    Estou começando a aprender Trompete agora, e me interessei pelo seu anuncio. Mas como vc mesmo relatou no seu email, pode acontecer de eu dessistir do instrumento e por isso quero inicialmente comprar um mais simples, só pra testar.

Comments are closed.